Nas rodas do coração
Sinopse
Nas Rodas do Coração é uma comédia musical que conta a história de uma companhia de teatro mambembe que apresenta seu repertório pelas ruas da cidade de São Paulo. Enquanto a peça está sendo encenada, as atrizes descobrem as falcatruas da dona da companhia e tentam, nos bastidores, desmascarar os golpes da vilã. O espetáculo é inspirado nos sambas de Adoniran Barbosa e na estrutura do melodrama, sendo encenado em cima de um ônibus teatro itinerante.
Participou diversas vezes da Virada Cultural Paulista e da Cidade de SP.
Release completo
“Nas Rodas do Coração” estreou no nosso teatro sobre rodas em 2004, e foi realizado através do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de SP. O espetáculo foi concebido para as ruas. Tínhamos encerrado uma longa temporada itinerante por toda cidade de São Paulo com nosso repertório adaptado para um ônibus-palco em 2003. O Teatro de Rua nos ensinou a linguagem direta, popular e humorada e essas seriam as diretrizes desse espetáculo que começávamos a criar.
Pensamos nos antigos melodramas e comédias populares do circo-teatro, que ainda permanece na memória de muita gente. O teatro musical também era uma certeza. Queríamos também falar sobre esta São Paulo recém descoberta por nós através do Circular Teatro. Uma São Paulo imensa e cheia de contrastes.
A figura que uniu todos estes desejos foi Adoniran Barbosa. Seus sambas percorrem os bairros da cidade contando as histórias dos anônimos que dividem a marmita, são despejados, sobrevivem às enchentes, alegres ou tristes recorrem à cachaça e moram longe, em barracos. Utilizando a linguagem viva falada nas ruas, Adoniran retrata São Paulo como ninguém, conferindo humor e melancolia às desventuras da metrópole.
Além de circular por toda a cidade de SP, o espetáculo “Nas Rodas do Coração” foi apresentado em vários festivais, entre eles, POA Em Cena, Inverno Cultural de São João Del Rey, Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá, e também fez a abertura Festival Internacional de São José do Rio Preto em 2005.
Participou diversas vezes da Virada Cultural Paulista e da Cidade de SP.
Caravana Funarte, Mostra Sesc de Teatro de Rua,Circuito Cultural Paulista e também percorreu o Vale do Jequitinhonha em 2016, dentro do projeto “As Graças no Jequitinhonha” contemplado pelo Prêmio Mirian Munyz.
Ficha técnica
Direção: Ednaldo Freire
Texto: Regina Galdino
Músicas: Adoniran Barbosa
Direção Musical:
Mário Manga e Adilson Rodrigues
Figurinos e Cenário:
Kleber Montanheiro
Coreografia: Fernando Neves
Elenco: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo, Vera Abbud e Paola Mussatti
Duração do Espetáculo: 1h e 10m
Classificação LIVRE